quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SEJA BEM-VINDO AO BLOG MATERIAIS EDUCATIVOS: VIRTUAIS X CONCRETOS

 
É preciso sonhar com o aluno
É preciso entender e ser entendido
Compartilhar o conhecimento e construí-lo a todo momento
Ser parceiro
Ser amigo
Ser eterno
Ser passageiro
Ser professor é uma arte!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Momento Descontraído...



----------------------------------------------------------------------------------






----------------------------------------------------------------------------------




Jogos Virtuais

Dicas de Jogos Virtuais ( disponíveis gratuitamente na internet, acesso liberado )















Frações - O arqueito matemático: http://www.somatematica.com.br/matkids/arqmat.html

Frações - Garrafas das Frações Equivalentes: http://pbskids.org/cyberchase/games/equivalentfractions/



PA - Esquema

Dicas e sugestões para tornar sua aula de matemática criativa e inovadora!

Encontre dicas e sugestões para tornar sua aula de matemática criativa e inovadora!

Biblioteca Nacional de Manipuladores Virtualeshttp://www.nlvm.usu.edu/es/nav/vlibrary.html
Atividades Educativas usando o Material Dourado, álgebra, geometria, números e operações, medidas... Em espanhol, inglês e francês.

Boolehttp://www.jogosboole.com.br/
Demos dos jogos Boole.

Ciberatividadeshttp://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/index_ca.htm
Cores e grafismos, espaço e tempo, contar e ordenar, jogos educativos...

EMEF Marcírio Goulart Loureiro - Para pensar e aprender

Site exercícios de matemática para vários níveis.

Jogos Educativos http://jogoseducativos.jogosja.com/
Site com jogos educativos: formas, lógica, memória, pintar e puzzle.
 
Jogo de Matemática (adição com transporte)http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-de-Matemática.aspx 
 

MDMat - Anos Iniciais http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/
Matemática do ensino fundamental: alguns conceitos e sugestões de como trabalhá-los na sala de aula.

Racha Cuca http://rachacuca.com.br/jogos/tags/matematica/
Site com jogos de matemática e atividades de raciocínio lógico.

Site de Matemáticahttp://www.somatematica.com.br/
Site com atividades de matemáticas para ensino fundamental, médio e superior.

Sudokuhttp://sudoku.net.br/
Site com sudoku para jogar online...

The Table Treeshttp://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
Tabuada em inglês - dá para, inclusive, escolher a tabuada que se quer fazer - 1º e 2º ciclo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Recursos Teóricos e Metodológicos

Como referencial teórico, selecionamos alguns artigos científicos disponíveis no Google acadêmico:


FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Disponível em:

FREITAS, Marlene Roque de. Ludos Top: Estratégia de Jogos e Realidade Virtual com vistas ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Dissertação de Mestrado. Disponível em:

GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Disponível em:

FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. Um ambiente para operações virtuais com o material dourado. Dissertação de mestrado em Informática. Disponível em:
 

Metodologia

    


     
     Nosso projeto será desenvolvido por meio da realização de entrevistas com alunos de séries iniciais, com especial atenção à fase de alfabetização matemática, período crucial para o aluno conceber a noção de quantidade. Pois, o  primeiro e segundo ano das séries iniciais são os períodos no qual a utilização de jogos e materiais concretos podem proporcionar a aprendizagem efetiva das 4 operações.

     Após a aplicação das entrevistas, também exploraremos e analisaremos alguns Sites Voltados ao Assunto, para que, como educadoras, possamos perceber o que estes espaços podem oferecer e se realmente são acessíveis ao aluno.

     Por fim faremos um contraponto entre os discursos colhidos nas entrevistas, a nossa análise dos sites, os quais estão disponíveis para visualização aqui neste espaço e for fim ainda faremos uso do Google Acadêmico e se necessário da Biblioteca.

     Como tecnologias utilizaremos:





     Assim sendo, fazendo uso destas três tecnologias tentaremos explorar o assunto escolhido, logo se entre a "disputa" Materiais Concretos x Virtuais onde qual deles satisfaz com mais facilidade as necessidades educativas dos indíviduos, ou se ambos desempenham este papel com êxito, além disso, se é necessário fazer uma interação entre as duas ferramentas.
 
Perguntas que irão compor a entrevista que será aplicada aos alunos:
 
1- Vocês gostam de computador?  
 
(     ) Sim, porque é divertido.
(     ) Sim, porque é interessante.
(     ) Não, não gosto muito.
(     ) Indiferente, tanto faz.
(     ) Outros motivos, porque _______________________________________. 

2- Tem acesso ao computador fora da escola? 
 
(     ) Sim, em casa.
(     ) Sim, na casa de amigos ou parentes.
(     ) Sim, em estabelecimento comerciais.
(     ) Não, não possuo acesso.
(     ) Outros, que lugar __________________. 

3- O que gostam de fazer no computador?
 
 (     ) Jogar joguinhos.
(     ) Desenhar no paint.
(     ) Acessar a internet.
(     ) Não gosto de computador.
(     ) Outros, o que ______________________________.

4- É mais fácil aprender com o auxílio do computador ou na sala de aula em contato com objetos? 
 
(     ) Sim, é mais fácil aprender com o uso de computador.
(     ) Sim, é mais fácil aprender com uso de materiais, objetos.
(     ) É mais fácil aprender utilizando os dois.
(     ) Não, é mais difícil utilizando o computador, porque _________________________.

5- Tiveram algum aprendizado com o computador que não teriam em sala de aula? 
 
(     ) Sim, qual ________________________________.
(     ) Não, mas gostaríamos.
(     ) Indiferente, tanto faz. 
 
 
  

Apresentação e Reflexão

Materiais Educativos: Virtuais x Concretos

 

Apresentação do grupo: 

 
    
 Olá, somos as organizadoras deste PA desenvolvido aqui no pbworks: Tiele Herpich, Patrícia Leão, Tamara Machado e Bruna Klein.

     Estamos desenvolvendo um projeto de aprendizagem, no contexto da "PA Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital", do curso de Pedagogia e Licenciatura em Matemática da UNISINOS, coordenado pelo Professor Daniel de Queiroz Lopes, juntamente com a Monitora Lara Laux.

     A proposta do nosso Projeto de Aprendizagem "Materiais Educativos: Virtuais x Concretos", é interagir com os professores e outros interessados através de meios inovadores utilizando como metodologia de ensino o uso das tecnologias, tais como o computador, na busca por materiais que estarão disponíveis online para que possam utilizar em suas aulas de matemática.

     Com isto, as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.

O professor, por outro lado, consciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos e tendo dificuldades de, por si só, repensar satisfatoriamente seu fazer pedagógico procura novos elementos - muitas vezes, meras receitas de como ensinar determinados conteúdos - que, acredita, possam melhorar este quadro. Uma evidência disso é, positivamente, a participação cada vez mais crescente de professores nos encontros, conferências ou cursos.

São nestes eventos que percebemos o grande interesse dos professores pelos materiais didáticos e pelos jogos. As atividades programadas que discutem questões relativas a esse tema são as mais procuradas. As salas ficam repletas e os professores ficam maravilhados diante de um novo material ou de um jogo desconhecido. Parecem encontrar nos materiais a solução - a fórmula mágica- para os problemas que enfrentam no dia-a-dia da sala de aula.
O professor nem sempre tem clareza das razões fundamentais pelas quais os materiais ou jogos são importantes para o ensino-aprendizagem da matemática e, normalmente são necessários, e em que momento devem ser usados.


Reflexão: Comenius (1592-1671) considerado o pai da Didática, dizia em sua obra "Didática Magna" (1657) que "...ao invés de livros mortos, por que não podemos abrir o livro vivo da natureza? Devemos apresentar a juventude as próprias coisas, ao invés das suas sombras" (Ponce, p.127).