segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Apresentação e Reflexão

Materiais Educativos: Virtuais x Concretos

 

Apresentação do grupo: 

 
    
 Olá, somos as organizadoras deste PA desenvolvido aqui no pbworks: Tiele Herpich, Patrícia Leão, Tamara Machado e Bruna Klein.

     Estamos desenvolvendo um projeto de aprendizagem, no contexto da "PA Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital", do curso de Pedagogia e Licenciatura em Matemática da UNISINOS, coordenado pelo Professor Daniel de Queiroz Lopes, juntamente com a Monitora Lara Laux.

     A proposta do nosso Projeto de Aprendizagem "Materiais Educativos: Virtuais x Concretos", é interagir com os professores e outros interessados através de meios inovadores utilizando como metodologia de ensino o uso das tecnologias, tais como o computador, na busca por materiais que estarão disponíveis online para que possam utilizar em suas aulas de matemática.

     Com isto, as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.

O professor, por outro lado, consciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos e tendo dificuldades de, por si só, repensar satisfatoriamente seu fazer pedagógico procura novos elementos - muitas vezes, meras receitas de como ensinar determinados conteúdos - que, acredita, possam melhorar este quadro. Uma evidência disso é, positivamente, a participação cada vez mais crescente de professores nos encontros, conferências ou cursos.

São nestes eventos que percebemos o grande interesse dos professores pelos materiais didáticos e pelos jogos. As atividades programadas que discutem questões relativas a esse tema são as mais procuradas. As salas ficam repletas e os professores ficam maravilhados diante de um novo material ou de um jogo desconhecido. Parecem encontrar nos materiais a solução - a fórmula mágica- para os problemas que enfrentam no dia-a-dia da sala de aula.
O professor nem sempre tem clareza das razões fundamentais pelas quais os materiais ou jogos são importantes para o ensino-aprendizagem da matemática e, normalmente são necessários, e em que momento devem ser usados.


Reflexão: Comenius (1592-1671) considerado o pai da Didática, dizia em sua obra "Didática Magna" (1657) que "...ao invés de livros mortos, por que não podemos abrir o livro vivo da natureza? Devemos apresentar a juventude as próprias coisas, ao invés das suas sombras" (Ponce, p.127).

Nenhum comentário:

Postar um comentário