segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Metodologia

    


     
     Nosso projeto será desenvolvido por meio da realização de entrevistas com alunos de séries iniciais, com especial atenção à fase de alfabetização matemática, período crucial para o aluno conceber a noção de quantidade. Pois, o  primeiro e segundo ano das séries iniciais são os períodos no qual a utilização de jogos e materiais concretos podem proporcionar a aprendizagem efetiva das 4 operações.

     Após a aplicação das entrevistas, também exploraremos e analisaremos alguns Sites Voltados ao Assunto, para que, como educadoras, possamos perceber o que estes espaços podem oferecer e se realmente são acessíveis ao aluno.

     Por fim faremos um contraponto entre os discursos colhidos nas entrevistas, a nossa análise dos sites, os quais estão disponíveis para visualização aqui neste espaço e for fim ainda faremos uso do Google Acadêmico e se necessário da Biblioteca.

     Como tecnologias utilizaremos:





     Assim sendo, fazendo uso destas três tecnologias tentaremos explorar o assunto escolhido, logo se entre a "disputa" Materiais Concretos x Virtuais onde qual deles satisfaz com mais facilidade as necessidades educativas dos indíviduos, ou se ambos desempenham este papel com êxito, além disso, se é necessário fazer uma interação entre as duas ferramentas.
 
Perguntas que irão compor a entrevista que será aplicada aos alunos:
 
1- Vocês gostam de computador?  
 
(     ) Sim, porque é divertido.
(     ) Sim, porque é interessante.
(     ) Não, não gosto muito.
(     ) Indiferente, tanto faz.
(     ) Outros motivos, porque _______________________________________. 

2- Tem acesso ao computador fora da escola? 
 
(     ) Sim, em casa.
(     ) Sim, na casa de amigos ou parentes.
(     ) Sim, em estabelecimento comerciais.
(     ) Não, não possuo acesso.
(     ) Outros, que lugar __________________. 

3- O que gostam de fazer no computador?
 
 (     ) Jogar joguinhos.
(     ) Desenhar no paint.
(     ) Acessar a internet.
(     ) Não gosto de computador.
(     ) Outros, o que ______________________________.

4- É mais fácil aprender com o auxílio do computador ou na sala de aula em contato com objetos? 
 
(     ) Sim, é mais fácil aprender com o uso de computador.
(     ) Sim, é mais fácil aprender com uso de materiais, objetos.
(     ) É mais fácil aprender utilizando os dois.
(     ) Não, é mais difícil utilizando o computador, porque _________________________.

5- Tiveram algum aprendizado com o computador que não teriam em sala de aula? 
 
(     ) Sim, qual ________________________________.
(     ) Não, mas gostaríamos.
(     ) Indiferente, tanto faz. 
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário